Ser sustentável significa assegurar o sucesso de um negócio a longo prazo e ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, um meio ambiente saudável e uma sociedade estável. Ou seja, através da sustentabilidade, espera-se satisfazer as necessidades da presente geração sem comprometer a capacidade de futuras gerações em satisfazer as suas necessidades.
A sustentabilidade pode se mostrar às empresas como uma grande oportunidade de obter benefícios através da redução de custos, aplicação de melhores práticas em governança corporativa, investimentos em desenvolvimento econômico e social além de aprimoramento de práticas ambientais. Embora a implementação de muitas dessas práticas possa ser intuitiva, como p.e. a redução de custos proporcionada pela eficiência ambiental, novas idéias e oportunidades devem ser buscadas pelas empresas, a fim de gerar benefícios ainda maiores, desenvolvimento social e progresso econômico.
A sustentabilidade é atualmente uma prioridade na agenda mundial de negócios e o ambiente empresarial torna-se ainda mais competitivo. Rapidamente, o acesso aos mercados internacionais será vetado às companhias que não demonstrarem respeito pelo meio ambiente, tornando fundamental o investimento da corporação em sustentabilidade, para companias que visam a entrada nesse mercado. Além disso, muitas oportunidades de negócios em mercados emergentes também surgem de ações que favorecem o desenvolvimento sustentável.
Fonte: Criando Valor – O Business Case para sustentabilidade em mercados emergentes. Publicação do SustentAbility, International Finance Corporation e Instituto Ethos.
26 de Março de 2013
LEIA A SEGUIR