Sos Aquecedores

logo sos aquecedores

(11) 5834-9029 / 5833-7152

(19) 9897-9790

NOTICIAS

Aquecedor Solar

Perguntas e Respostas

12. A água permanece aquecida durante a noite ou quando não houver insolação?

O reservatório térmico tem a capacidade de conservar a água aquecida, mas com o passar das horas, verificar-se-á uma certa redução na temperatura, haja vista ser impossível conter as perdas de temperatura em 100%. Independente disto, na maioria das vezes, as perdas não chegam a prejudicar o funcionamento do sistema pois ele aquece a água a temperaturas bem mais elevadas, justamente para compensar as possíveis perdas. Quando necessário, a temperatura poderá ser complementada através do sistema auxiliar elétrico

13. Qual o consumo de energia elétrica do sistema auxiliar?

O sistema auxiliar possui uma resistência elétrica de potência reduzida, que tem potência que varia de 1,5 kW a 3,5 kW, o que dá para concluir-se que o consumo será de no máximo 3,5 kWh a cada hora em que estiver acionado.

14. O sistema auxiliar elétrico de aquecimento é acionado a qualquer hora do dia quando não há insolação suficiente para aquecer a água?

O sistema auxiliar elétrico deve estar sempre desligado e ser acionado somente quando houver necessidade. Embora o sistema seja automático, não aconselha-se que o mesmo seja mantido ligado, justamente para evitar que seu acionamento ocorra em momentos desnecessários

15. Posso utilizar um sistema de aquecimento alternativo a gás?

Sim, ao invés de usar o sistema elétrico auxiliar que faz parte do aquecedor solar, pode se utilizar um aquecedor a gás de passagem para realizar a complementação do aquecimento da água nos dias em que o Sol não aqueça plenamente.

16. Posso utilizar o chuveiro elétrico como alternativa de aquecimento nos dias de pouca insolação?

Sim, porém vale lembrar que é importante utilizá-lo na posição "verão" para evitar comprometer o consumo de energia do país nos horários de pico de consumo. Neste caso, o mais indicado seria a utilização de chuveiros inteligentes com controles digitais de temperatura, os quais utilizam apenas a quantidade de energia necessária para complementar o aquecimento da água, evitando assim desperdícios.

17. Vou aumentar a pressão da água do meu banho com o sistema de aquecimento solar?

Não, a pressão do banho é a pressão da caixa d'água existente. O que se consegue é aumentar a vazão de água, eliminando a necessidade de se abrir pouco o registro do chuveiro para o aquecimento da água, pois a água estará aquecida por completo. Para aumentar a pressão será necessária uma elevação significativa da altura das caixas d'água da residência ou a instalação de um pressurizador. Em ambos os casos, o reservatório térmico deverá ser adquirido do tipo "alta pressão", para poder suportar tal condição

18. Os vidros dos coletores do meu aquecedor estão sujos, o que fazer?

Deve-se mantê-los limpos para não prejudicar a eficiência do equipamento. O procedimento para isto se restringe a apenas lavá-los com água e sabão neutro quando estiverem sujos, sempre no começo da manhã para evitar choque térmico e, consequentemente, quebra do vidro. Este procedimento é indicado para ser feito pelo menos duas vezes ao ano, nos meses de abril e de julho, época em que a radiação solar é menor.

19. O que pode ocorrer em dias de geada e de temperaturas muito baixas?

Devido à baixa temperatura, pode ocorrer congelamento da água que está no interior do coletor. Isso ocasionará uma expansão da água e danificará os tubos dos coletores. É o mesmo que acontece quando se esquece uma garrafa dentro do freezer. Para evitar que isso aconteça, a SOLETROL desenvolveu uma válvula que minimiza a possibilidade de congelamento: é a válvula anticongelamento. É uma válvula elétrica que, com a queda de temperatura, ela se abre, eliminando a água gelada contida no interior dos coletores, visando evitar o congelamento.

20. Comprei um boiler há algum tempo e agora quero pressurizar o mesmo, é possível?

Depende, se comprou um boiler solar de alta pressão não há problema algum, porem se for de baixa pressão não é aconselhavel, sistemas pressurizados é diferente, possui maior resistência à pressão. Já os coletores podem ser aproveitados, pois resistem a alta pressão

21. Posso utilizar os mesmos coletores para aquecer a piscina e os banhos?

Não, pois o sistema de aquecimento de piscina não possui reservatório térmico (boiler) e o de banho possui. Deve-se instalar sistemas independentes.

22. Quanto tempo a água permanece quente no boiler após a utilização que se tenha no dia?

Depende da utilização que se tenha no dia em que a água foi aquecida. Desde que tenha havido sobra, a mesma será conservada aquecida, mas poderá ter um pequeno percentual de perda que variará muito em função da temperatura ambiente.

voltar

Fonte: Soletrol. Aquecedores Solar.

LEIA A SEGUIR

Rua Douglas, 62 Parque Bolougne Sala 01 - São Paulo | SP

logo-rodape